A partilha da África

17 maio 2009

Apesar de alguns territórios africanos já pertencerem a europeus antes de 1870 (a França conquistou a Argélia em 1832), só a partir desse ano que o imperialismo começou de fato. Em 1876 apenas 10% do território africano estava dominado pelas nações imperialistas. Em 1900 chegava 90%.

Em 1885, 14 países europeus, EUA e Rússia celebraram um acordo na conferência de Berlin, estipulando a "partilha da África".

Principais decisões da Conferência de Berlin:
  • Necessidade efetiva de ocupação dos territórios africanos, seguida de notificação às demais potências européias
  • Reconhecimento do Estado Livre do Congo
  • Liberdade de navegação nos rios Niger e Congo
  • Proibição do tráfico negreiro nos territórios banhados pela Bacia do Congo e
  • Liberdade de comércio no mesmo
Principais países presentes no domínio da África: Inglaterra, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Bélgica e Itália.

Imperialismo e antecedentes da 1ª Guerra Mundial

A partilha da Ásia e da África está no contexto de expansão imperialista dos países europeus. Conhecido como neocolonialismo, possui características diferentes do colonialismo do século XVI.

Durante a Revolução Comercial, a expansão colonial caracterizou-se prioritariamente sobre o continente americano e buscava a ampliação da riqueza do Estado, acumulando metais preciosos como no bulionismo por exemplo. O novo colonialismo diferenciava-se por se tratar de um capitalismo concorrencial, resultante da difusão do industrialismo. Buscava novos mercados consumidores, mão-de-obra e capital. Atuou sobre a África e a Ásia.

Em 1905 mais de 90% do território africano e mais de 50% do território asiático estavam sob domínio de potencias européias. A reação dos povos marcou a expansão colonialista e a principal conseqüência desse epansionismo imperialista seria a 1ª Guerra Mundial.

Men Moment Machine - O homen e a máquina

01 maio 2009

Esse programa do History Channel é muito bom para quem gosta de saber como as máquinas evoluíram e como foram sendo criadas de acordo com a necessidade do momento histórico.

"...Através de arquivos, entrevistas a especialistas, dramatizações e imagens computadorizadas O Homem e a Máquina trará até nós alguns dos momentos mais importantes no transcurso da História. "


Segundas às 18h e Sextas 17h


http://www.tuhistory.com/pt