Guerra dos Boers I

01 maio 2009

Aconteceram duas Guerras Boer, uma em 16 de Dezembro de 1880 a 23 de Março de 1881 e uma segunda de 11 de Outubro de 1899 a 31 de Maio de 1902 ambas entre os ingleses e colonos de origem holandesa ( conhecidos como Boeres, afrikanders ou Voortrekkers) na África do Sul que pôs fim a duas repúblicas independentes que eles tinham fundado.

Primeira Guerra Boer

Também conhecida como Guerra do Transvaal, a Primeira Guerra Boer foi o primeiro conflito entre os britânicos e os boers do Transvaal. E foi precipitado por Sir Theophilus Shepstone que anexou o Transvaal( República da África do Sul) ao Império Britânico em 1877. Os britânicos extenderam o seu poder sobre a maioria das colónias na África do Sul em 1879 depois da guerra Anglo-Zulu. Os Boers protestaram e em Dezembro de 1880 revoltaram-se.

A guerra começou em 16 de Dezembro de 1880 com tiros disparados por Boers do Transvaal em Potchefstroom depois do Transvaal ter declarado formalmente a sua independência da Grã-Bretanha. Eles levaram a cabo uma acção em Bronkhorstspruit em 20 de Dezembro de 1880 onde os Boers emboscaram e destruíram um comboio do exército britânico. Desde 22 de Dezembro de 1880 a 6 de Janeiro de 1881, todas as guarnições do exército britânico em todo o Transvaal foram cercadas.

Os Boers estavam vestidos com as suas roupas de trabalho que utilizavam nas suas quintas, os quais consistiam numa jaqueta e chapéu, por seu lado os uniformes britânicos eram ainda vermelhos o que contrastava com a paisagem africana, o que permitia aos Boers , fácilmente atingir as tropas britânicas à distância.

Fardas do Exército Britânico

O sitiar das guarnições levaram à Batalha de Laing Neck em 28 de Janeiro de 1881 onde uma força britânica composta pela Força do Natal sob o comando do Major General Sir George Pomeroy Collery tentou quebrar as posições Boers em Drakensberg para ir em socorro das suas guarnições. Mas os Boers, sob o comando de P.J. Joubert repeliram a cavalaria britânica e a infantaria que atacava.

Outras acções incluíram a Batalha de Schuinshoogte( também conhecida como Ingogo) em 8 de Fevereiro de 1881 onde outra força britânica bravamente escapou da destruição. Mas a humilhação final para os britânicos aconteceu na Batalha do Monte Majuba(Majuba Hill) em 27 de Fevereiro de 1881onde muitos grupos Boers fizeram explodir o monte e enterraram os ingleses, matando também Collery.


Batalha do Monte Majuba

Sem hipótese de levar vantagem nesta guerra a qual já estava perdida, o governo britânico de William Gladstone assinou um acordo em 6 de Março, e um tratado final de paz em 23 de Março de 1881 deu aos Boers a auto-governação no Transvaal sob uma teórica verificação britânica.

1 comentários:

Unknown disse...

Amei tudo boa postagem expliocu muito sobre a primeira Guerra dos Boers só queria um pouco sobre a segunda ^^