Cristóvão Colombo espanhol?

22 outubro 2008


Segundo os estudos apresentados pelo professor de estudos medievais Charles Merrill que passou num programa especial do canal Discovery Channel, indícios levam a crer que o descobridor era um espanhol, possivelmente catalão e de família nobre. Existem, ainda, teses de que ele era Genovês (a mais comum e aceita pelos historiadores) filho de um tecelão, um português e até mesmo um grego.
A equipe de estudiosos; liderada por um grupo de espanhóis com presença de norte-americanos, alemães e italianos; procura por uma resposta mais plausível sobre a história de Colombo. Seu passado é desconhecido pelo fato dele próprio o esconder, o futuro descobridor tinha certeza de que os reis católicos não teriam apoiado sua aventura se tivessem conhecido seu passado.
Colombo, no entanto, deu uma pista sobre sua origem ao escrever que ele não era o primeiro almirante de sua família. Talvez fosse uma referência a um parente que comandou a frota corsária que travou uma batalha contra João II junto às costas de Portugal, da qual ele, Colombo, participou.
A tese de que era de família pobre é falha pelo fato de que se fosse esconder a origem humilde não manteria seus parentes tão próximos a ele e não poderia ter a ascenção social que teve, ou seja, casar-se com uma nobre portuguesa e participar de eventos da nobreza espanhola.
Segundo os estudos dos lingüistas especialistas em obter características das pessoas através dos textos, Colombo tinha uma letra corrida e não pausada de forma contínua indicando que teria sido educado desde pequeno (somente os nobres tinham essa oportunidade à época). Também possuía características catalãs em sua escrita que indicam que seria sua língua materna.
Exames de DNA feitos da ossada dele (uma das que dizem ser de Colombo) e de seu filho Fernando, feitos pelo pesquisador José Antonio Llorente, diretor do Laboratório de Identificação Genética da Universidade de Granada, mostraram que a família do descobridor era "quase com certeza caucasiana".
Sendo assim a dúvida não pode ser completamente esclarecida, pois, os exames de DNA contrariam sua origem judia. O mistério continua, embora seja plausível que Colombo era Catalão, ainda existem falhas em todas as teses. O discovery ainda reprisará o programa durante esta semana.

0 comentários: