Reforma protestante

14 outubro 2008

  • Motivos:
    Declínio moral da Igreja Católica, ascensão da Burguesia e do capitalismo,
    uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista e a formação da monarquia nacional. A Igreja condenava o lucro, prejudicando os comerciantes, vendia indulgências e era dona de uma imensa riqueza, contrariando seu próprio princípio.


    Pré-Reforma

    Foi o período anterior a reforma do qual se iniciou os pensamentos que futuramente seriam a base da reforma de Lutero. Tem sua origem em uma denominação cristã conhecida como Valdenses (seguidores de Pedro Valdo, morto em 1217). Era um comerciante de Lyon que decidiu traduzir a bíblia para uma linguagem popular e pregar os ensinamentos sem um sacerdote. Renunciou suas atividades e repartiu todos os seus bens entre os mais pobres. Desde o início, os Valdenses, diziam que cada fiel poderia ter sua bíblia em sua própria língua; pelo fato de ser ilegal à época e já que negavam a supremacia de Roma e rejeitavam o culto às imagens, considerado como idolatria, reuniam-se clandestinamente para evitar a perseguição da Igreja Católica.
    Outro importante acontecimento foi o Cisma do Ocidente, quando o papado foi transferido para Avignon demonstrando assim a fraqueza da Igreja. John Wycliff, precursor da reforma, pregava o retorno à forma livre dos bens materiais do início do cristianismo. Conseguiu formar um grupo de seguidores denominados "Lolardos" (lollaerd - Neelandês- que significa "alguém que sussura"). Outro importante grupo da época eram os Hussitas seguidos de Jhon Huss, que utilizou-se de alguns pensamentos de Wycliff.

    A Reforma Luterana
    O monge alemão Martinho Lutero, influenciado pelas idéias pré-reformistas, pregou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg protestando sobre as indulgências da Igreja Católica. Isso foi o acontecimento que marcou o início das reformas protetantes. O Luteranisnmo caracteriza-se pela abolição do hierárquico religioso, celibato clerical, os sacramentos (exceto o batismo e a eucaristia), o culto dos santos e permitiu o livre exame da bíblia.

    A Reforma na Suíça.
    Inicialmente um humanista João Calvino foi um dos principais líderes religiosos na Suíça embora nunca tivera sido um sacerdote. O calvinismo caracteriza-se pela predestinação absoluta, santificação dos lucors, da usura, da poupança e do trabalho. Fugindo das perseguições contra huguenotes na França foi para Genebra onde faleceu.

    A Reforma na Inglaterra.
    A Inglaterra era uma nação unida com um governo central forte, o rei e o Parlamento agiram juntos transferindo para a coroa a jurisdição eclesiástica previamente exercida pelo papa. A confrontação política deu-se quando, contrariando a decisão papal, Henrique VIII decidiu se divorciar de Catarina de Aragão, casando-se depois com Ana Bolena. Após isso ele foi excomungado da Igreja Católica e em 1559 através de uma nova votação no Ato de Supremacia o rei se torna se torna o chefe do Anglicanismo.

0 comentários: